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DEFESA MESTRADO – Thayenne Roberta Nascimento Paiva
29/08/2019 14:00:00 @ 14:00 - 18:00
TÍTULO DO TRABALHO: Relação História e Literatura: a metaficção nos romances franceses HHhH de
Laurent Binet e Charlotte de David Foenkinos
RESUMO EM PORTUGUÊS:
Esta dissertação reflete sobre o conceito de metaficção em duas etapas. A primeira etapa,
teórica, situa o conceito no contexto da história da literatura, especialmente no que diz
respeito a sua proximidade com o Realismo e com o romance histórico (ambos originários do
século XIX). Entenderemos o lugar da metaficção em dois momentos selecionados da crise de
representação: o surgimento das narrativas romanescas de fluxo de consciência (a partir do
século XX) e a ascensão da pós-verdade (a partir do ano 2000). Este é o fundamento da
compreensão do posicionamento da metaficção no século XXI diante do irracionalismo da
pós-verdade, ao focar-se sobre o compromisso da palavra, isto é, sobre o pacto de leitura
como o seu lugar de resistência. A segunda etapa, metodológica, analisa os aspectos
metaficcionais em dois romances contemporâneos franceses: HHhH, de Laurent Binet e
Charlotte, de David Foenkinos. Tais romances situam seu contexto histórico na Segunda
Guerra Mundial. Em HHhH, Binet narrativiza a vida do oficial nazista Reinhard Heydrich e a
organização da Operação Antropóide, centrando sua narrativa na importância dos
paraquedistas Gabcìk e Jan Kubiš no atentado que tirou a vida de Heydrich. Já em Charlotte,
Foenkinos romanceia a vida da pintora alemã judia Charlotte Salomon, morta aos 26 anos nas
câmaras de gás no campo de concentração de Auschwitz. Para os dois romances,
sustentaremos o estabelecimento de um pacto metaficcional entre autor e leitor, por meio de
uma ética narrativizada da recuperação da historicidade pela via do ficcional no evento
pretérito. A finalidade do pacto é fazer o leitor repensar o seu lugar no mundo e de
compreender a importância que a preservação da memória histórica possui também para a
ficção.
PALAVRAS-CHAVE: Pacto metaficcional, ética narrativizada, historicidade, memória histórica,
HHhH, Charlotte
ABSTRACT:
This dissertation reflects on the concept of metafiction in two moments. The first stage,
theoretical, place the concept in the context of the history of literature, especially in its
proximity to Realism and to the historical novel, both originating in the nineteenth century.
Still at this stage, we will understand the place of metafiction in two selected moments of the
crisis of representation: the emergence of Romanesque narratives of the flow of consciousness
(from the twentieth century) and the rise of post-truth (from the year 2000). This is the
foundation of the understanding of the position of metafiction in the 21st century (before the
irrationalism of the post-truth), as it search the commitment of the word, that is, on the
reading pact as it’s place of resistance. The second stage, methodological, analyze the
metafictional aspects in two French contemporary novels: HHhH, by Laurent Binet and
Charlotte, by David Foenkinos. These two novells situate their historical context in the
Second World War. In HHhH, Binet narrates the life of the Nazi officer Reinhard Heydrich
and the organization of Operation Anthropoid, focusing his narrative on the importance of the
paratroopers Gabcìk and Jan Kubiš in the attack that took the life of Heydrich. In Charlotte,
Foenkinos romanticizes the life of the German Jewish painter Charlotte Salomon, who died at
the age of 26 in the gas chambers of the Auschwitz concentration camp. For both novels, we
will support the idea of the establishment of a meta-fictional pact between author and reader,
through a narrativized ethic of the recovery of historicity through fiction in the past event. The
purpose of the pact is to make the reader rethink his or her place in the world and to
understand the importance that preserving historical memory also has for fiction.
KEYWORDS: Metafictional pact, narrativized ethic, historicity, historical memory, HHhH,
Charlotte.