Estudos Lusófonos: Linguística, Literatura e História [PT, NL]
Gent, 6 de Março de 2020
É possível mapear e identificar as raízes do que chamamos “lusofonia”? Será que estas raízes incluem não apenas a herança greco-latina, por via europeia, mas também (rizomas) judaicos, visigóticos, islâmicos, indígenas, africanos, asiáticos? Como se manifestam hoje na lusofonia, e de que forma? Como podemos encontrá-las nas Ciências Humanas, sobretudo na Linguística e Literatura? Que estratégias de assimilação, dissimilação e sobreposição destas diversas origens podem ser identificadas, e o que significam?
A partir da Linguística e da Literatura, abrindo o leque de análise à História e aos estudos culturais, este colóquio lusófono organizado pela Universidade de Gent com o apoio do Instituto Camões pretende desenterrar questões e abrir novas dinâmicas de interpretação, contribuindo para uma visão mais alargada do que consideramos ser a Lusofonia, procurando ir mais além de categorias impostas pelo passado colonial.
Conferencistas convidados: Augusto Soares da Silva (UCP, Portugal), Ana Paula Ferreira (University of Minneapolis, EUA).
Envio de propostas e resumos até 15 de Outubro 2019 para pedro.senalino@ugent.be
As conferências deverão decorrer em PT, NL ou excepcionalmente ENG.